Há quase 20 anos que dou formação nas mais diversas áreas criativas. Obviamente, o Design é uma delas e, provavelmente, a mais próxima de mim.
Há duas pessoas na minha vida que me influenciaram e me fizeram compreender a importância do conhecimento. A minha mãe, que foi professora durante toda a sua vida e soube educar-me tão bem, orientando-me através de valores morais e intelectuais, e o Mestre Mendanha, professor de desenho durante a faculdade. Com ele aprendi a importância de ser apaixonado pelo que fazemos e de sermos expressivos nas nossas ações. Passados 20 anos, recorro frequentemente aos ensinamentos deles nas aulas que ministro.
Acredito sinceramente que partilhar conhecimento é uma das melhores coisas que podemos fazer como seres humanos. Penso que ensinar é, em si, uma forma de aprender mais. O melhor tipo de conhecimento que podemos ter é a capacidade de o comunicar.
Nunca percas a vontade de querer saber mais.
Que tipo de pessoa queres ser? Aquelas que pensam que já sabem muito ou aquelas que estão sempre à procura de saber mais? Eu decidi que quero ser ambos. Primeiro, porque há assuntos que domino completamente e, segundo, porque quando os domino procuro sempre o próximo tema para o aprender também. Não devemos ter medo de parecer arrogantes, especialmente quando passamos longos períodos das nossas vidas a aprender e a aperfeiçoar certos temas. A arrogância é perfeitamente compatível com a humildade. Basta ser humildemente arrogante. A partir daí, basta continuar a aprender coisas novas. Se esperamos que o mundo e a humanidade evoluam, por que não deveríamos esperar o mesmo de nós próprios?
Rui Vasques Garcia
コメント